Comida Japonesa – Os Mais Populares Tipos de Shusi

348

comida japonesa nos últimos tempos invadiu o Brasil, tendo em praticamente todos os grandes centros um ou mais pontos de venda, está comida tem um sabor exótica em nossa cultura, deixando assim muitos brasileiros com água na boca quando ouvem sobre comidas japonesas.




Vamos lhe explicar um pouco sobre esta vasta culinária que está deixando muitos brasileiros literalmente viciados em comida japonesa.




A história do sushi começa no Japão quando o arroz era usando para transportar o peixe e deixá-lo fresco. Nesta época ainda não era consumido, o arroz servia apenas para manter o peixe conservado durante um certo período. O processo consistia em colocar arroz na parte de baixo de um barril o peixe no meio e mais arroz na parte de cima, o arroz libera ácido acético e ácido láctico, garantindo a qualidade do peixe. Foi nesta época e com essa técnica de conservação que surge então o Namananisushi, e a partir deste prato que surgem vários tipos de sushi.




Comida japonesa é uma mistura de vários ingredientes que se torna altamente atrativa para os olhos, ela é preparada com pratos enfeitados e alguns são quase obras de arte. A comida japonesa é feita basicamente com peixe cru, algas e arroz, é extremamente nutritiva pelos seus ingredientes, ele possui ômega 3, uma gordura insaturada muito importante na redução do colesterol ruim. O arroz tem aminoácidos que são essenciais que nosso organismo não produz, entre outros benefícios. Veja agora um pouco dos tipos, nomes e variações de sushi.

Comida japonesa – Nomes e tipos de sushi

Vamos lhe mostrar os mais populares tipos de sushi aqui no Brasil. E com absoluta certeza despois destas super dicas voce podera ir ao um restaurante japones sem ter vergonha de não conhecer os nomes desta culinaria super exótica.

Nigiri




Comida japonesa

Nigiri é composto de arroz e salmão fresco

nigirizushi

Makizushi

Makizushi nada mais são que pedaços cilíndricos enrolados em alga desidratada (ou Nori) contendo arroz para sushi e temperos típicos.
makizushi-2

Makizushi simples e fácil

makizushi

Hossomaki

Hossomaki ou rolinhos finos, são feitos apenas com um recheio (tradicionalmente o salmão). O hossomaki é fechado apenas com algo (Nori) recheado em volta de arroz e recheado com bem pouco recheio, isso da uma aparência fina e pequena para o nosso sushi.
hossomaki-rolinhos-finos

Hossomaki salmão e arroz enrolado em Nori

hossomaki

Kappamaki

Kappamaki são rolinhos envoltos em alga (Nori) recheados apenas com arroz e pepino. São uns dos mais tradicionais tipos de sushis e são extremamente fáceis de fazer e aprender.
kappamaki-pepinos

Kappamaki – pepino com arroz envoltos em Nori

kappamaki

Tekkamaki





Tekkamaki é muito parecido com o Kappamaki, a sua diferença é apenas o recheia que é de atum. Então o Tekkamaki é simplismente atum envolto em arroz e alga (Nari).

tekkamaki-de-atum

Tekkamaki uma das delicias da culinária Nipônica

tekkamaki

Temaki

Temaki é uns dos pratos da comida japonesa que mais fazem sucesso aqui no brasil, feitos e comidos a mão são basicamente cones de arroz e salmão envoltos em nori, podendo ter algumas variações em seu recheio.
temaki-recheado-de-salmao

Temaki um dos mais famosos tipos de sushi no Brasil

temaki

Uramaki

Uramaki são sushis enrolados ao contrario, diferente dos tradicionais sushis o Uramaki tem o arroz pelo lado de fora do Nori q por sua vez envolve o recheio. Tradicionalmente o Uramaki na comida japonesa é feito de arroz com sementes de gergelim torradas recheado de salmão e cream cheese.
uramaki-filadelfia

Uramaki de salmão desfiado envolto em Nori e arroz

uramaki

Oshizushi

Oshizushi é um tipo de sushi feito com um estrumamento chamado “oshibako”. é um pouco diferente dos sushis tradicionais feitos na comida japonesa, ele é no formato retangular e chapado.
oshizushi-servido

Oshizushi e algumas das suas variações

oshizushi

Chirashizushi

chirashizushi também conhecido como Barazushi, é uma tigela recheada de sushi e diversos frutos do mar servida com arroz, é uma das iguarias encontrada na culinária japonesa.

chirashizushi

Chirashizushi feito em casa

tigela-chirashizushi

Gunkanzushi





Tambem conhecido como gunkanmaki ou apenas gunkan, o Gunkanzushi é composto de ovas de peixe e salmão triturado tudo envolto em Nari.
gunkan

Gunkanzushi com raiz forte

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Inarizushi

Um pacotinho feito de tofu frito recheado de peixe cru, arroz e/ou mais ingredientes da comida japonesa de sua escolha.
inarizushi-prato

Inarizushi – Super saboroso

inarizushi

Gomokuzushi

Este tipo de sushi é conhecido como estilo cansai. Servido em uma tigela ele contem diversos ingredientes, todos cozidos e misturados com o arroz.

gomokuzushi-tigela

Gomokuzushi – Quase uma obra de arte

gomokuzushi

Edomae chirashi

Edomae chirashizushi é sushi estilo Edo e tem seu diferencial pela forma que são colocadas as peças de peixes e frutos do mar junto com o arroz, quase como uma obra de arte.

edomae-chirashi

Edomae chirashi -Quase um prato temático 

edomae-chirashizushi

Etiquetas e Dicas





Depois de lhe mostrarmos esta grande variação de sushis da comida japonesa, vamos lhe dar dicas e lhe ensinar algumas etiquetas para saborear estas iguarias da culinária nipônica.

Bom pessoal, espero que tenham gostado, duvidas, comentários e sugestões deixem nos comentários.